COMO MELHORAR AS VENDAS COM GROWTH HACKING?

Como melhorar as vendas com Growth Hacking?

Muitas pessoas escutam histórias de Startups que obtiveram um sucesso exponencial devido a uma ideia inovadora. Todavia, essa informação não é totalmente verdadeira: esse sucesso estrondoso se deve não apenas à ideia em si, mas também à forma como venderam seu produto ou serviço. 

Vender mais está no topo da lista de metas para a maioria das empresas. Destacar-se dos concorrentes e cativar seu público-alvo exige que suas equipes pensem estrategicamente e sejam criativas. Grande parte das empresas do Vale do Silício utilizou uma metodologia chamada Growth Hacking para alavancar o faturamento e lucro de seus empreendimentos.

O Growt Hacking traz a experimentação para o mix e ajuda sua empresa a descobrir maneiras de adquirir novos clientes e vender mais, testando novos métodos de alcançar público e agregar valor.

Mas, o que exatamente é Growth Hacking?

É um subcampo da área de marketing, ainda pouco difundido no Brasil, com foco em um processo baseado em experimentos e orientado por dados. Segundo Sean Ellis, que cunhou o termo, o conceito de Growth Hacking é muito mais do que uma estratégia de negócios, ou mesmo um processo contínuo. É uma filosofia, uma forma de pensar que pode ser adotada por qualquer empresa, seja ela grande ou pequena.

Ela envolve um processo rigoroso de testes de alto ritmo para melhorar métricas e obter maiores resultados. Muitas empresas têm alavancado a receita por meio de conceitos de métricas, como SMART e North Star Metric, ou conquistando novos clientes. Grande parte dessa solução está baseada na prática da equipe de crescimento ao idealizar e testar novas soluções para atingir esse objetivo, ampliando o que deu certo e aprendendo com o que falhou.

E como funciona?

Para que a implementação do Growth Hacking dentro de uma organização seja mais assertiva, precisamos entender que, na prática, a essência do crescimento se baseia em um processo de ciclo contínuo de 4 etapas – um conceito semelhante ao criado por Eric Ries no livro a Startup Enxuta.

Etapa 1 — Análise de dados e coleta de informações

Esta etapa consiste basicamente em analisar todos os dados relevantes que você tem à sua disposição, que podem medir e produzir insights sobre todos os pontos que seus consumidores possam ter com sua empresa. Essa estratégia está focada na tomada de decisão inteligente, coletando dados, organizando, explorando e monitorando.

Passo 2 – Ideação

É aí que levantamos algumas questões como: o que esse cliente costuma comprar? Quais páginas ele visita com mais frequência? O que podemos oferecer para superar as expectativas? Quais estratégias usaremos para engajar esse cliente? Quais são seus hábitos? Criar um pool de ideias prontas para serem testadas e alinhadas com os objetivos atuais da sua empresa é um passo essencial para um processo de captação e crescimento saudável.

Etapa 3 — Priorizando experimentos

Depois de termos um conjunto de ideias alinhadas com nossos objetivos e respaldadas por dados sólidos, decidiremos quais estratégias serão testadas em seguida. Nesta etapa, é necessário priorizar a demanda, estabelecendo escopo, tempo e custos.

Passo 4 – Coloque os experimentos em prática

Esta etapa é o momento em que avaliamos a metodologia do teste, definimos uma hipótese que pode ser validada ou refutada e os recursos necessários para a execução do teste. Campanhas com Google ADS e Instagram são grandes tracionadores para seu negócio quando bem executadas, gerando tráfego e convertendo clientes.

Como melhoramos os resultados de vendas com Growth Hacking?

Alcançar resultados utilizando essas técnicas só é possível com a melhoria do processo de vendas. Portanto, é necessário ter algumas coisas em mente:

1. Defina seu objetivo principal

Em primeiro lugar, se você deseja aumentar os resultados de vendas, esse deve ser seu objetivo número um; o mais importante, mas não o único. Certifique-se de que todos da sua equipe saibam o que representa crescimento para sua empresa e quais métricas devem ser monitoradas para medir o sucesso. Tenha foco!

2. Obtenha ideias da equipe de vendas

Muitas vezes, seus vendedores terão uma compreensão mais profunda dos pontos críticos e problemáticos, das objeções e da linguagem usada pelo seu público-alvo. Obter insights da equipe de vendas deve fazer parte do processo e estar atrelado ao input de todo o processo.

Com esses insights, a equipe de Growth poderá formular uma hipótese e estratégia que o ajudará a ajustar sua aquisição de clientes, gerando maiores conversões, retenções e aproximando a empresa do perfil de cliente ideal. Lembrando que os feelings não devem guiar decisões de forma isolada e sim estar aliados a dados, permitindo que o processo seja testado, validado e dimensionado.

Essa soma de ganhos ajudará sua empresa a construir um pipeline de leads de vendas com alta taxa de conversão, otimizando os esforços, o foco e a assertividade da equipe de vendas.

3. Incentive o trabalho em equipe

Um fator para uma empresa bem-sucedida na experimentação é a comunicação aberta entre as funções. Por isso, é tão importante unificar as equipes de marketing, vendas, desenvolvimento e sucesso do cliente, para unir esforços em prol do mesmo objetivo. A equipe multidisciplinar possui uma taxa de sucesso extremamente alta, além de trazer agilidade na resolução de problemas e exponenciação de ideias. Podemos observar esse tipo de equipe nas maiores empresas de tecnologias do mundo, como Netflix, Spotify, Amazon, entre outras.

4. Comemore vitórias e aprendizados

Compartilhar os resultados de seus testes em toda a empresa é um passo importante para construir uma cultura de experimentação. Membros de quaisquer áreas não devem ser desencorajados a apresentar uma ideia por medo de que ela falhe. São as falhas que guiarão a empresa em testes e conhecimento do cliente. As vitórias devem ser celebradas e os experimentos fracassados ​​devem ser vistos como uma oportunidade de aprendizado. Faço isso com muita frequência! Exalte os membros de sua equipe com frequência e inclua em sua agenda semanal ou de acordo com sua Sprint.

Então, vá em frente em suas estratégias e espero que tenha entendido agora como o Growth Hacking pode impulsionar suas vendas.

COMO MELHORAR AS VENDAS COM GROWTH HACKING?
Felipe Rocanelli

Profissional com 12 anos de Experiência em Gestão de Negócios e Inovação. Entrou no ramo do marketing em 2015 e através de mentalidade disruptiva, ingressou no Growth Hacking.

Unindo as experiências em gestão de negócios, inovação e marketing digital fundaram a EXO21, empresa de Growth Hacking cujo o foco é ajudar empresas e startups a acharem o atalho para sucesso.

Luiz Chrispim

Engenheiro da Computação. Mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital com foco em Google ADS, Social ADS e SEO. Hoje atua como Growth Engineer.

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