CONECTIVIDADE PARA CIDADES INTELIGENTES

CONECTIVIDADE PARA CIDADES INTELIGENTES

As cidades inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, com a adoção de soluções nas mais diversas áreas, desde o transporte até a gestão de resíduos. No entanto, para que estas soluções funcionem adequadamente, é necessário que haja uma boa cobertura de rede, que permita a comunicação entre todos os dispositivos e sistemas envolvidos.

Nesse contexto, surge o conceito de DeWi (Decentralized Wireless Infrastructure), uma alternativa para a cobertura de cidades inteligentes e a última milha. O DeWi é uma infraestrutura sem fio descentralizada, que permite a criação de redes de comunicação eficientes, seguras e escaláveis, por meio da utilização de dispositivos conectados em rede.

Um exemplo de rede DeWi é a Helium, que utiliza tecnologia LoRa (Long Range) para conectar dispositivos de IoT (Internet das Coisas) a longas distâncias. A Helium LoRaWan tem diversas aplicações de uso em cidades inteligentes, como iluminação e a segurança pública, por exemplo, que por meio de sensores e dispositivos de monitoramento conectados à rede, pode coletar e analisar dados em tempo real, gerando informações que permitem otimizar processos e melhorar a qualidade de vida da população.

Apesar de todas essas oportunidades, essa rede é de fácil implantação e manutenção, baixo custo e alta escalabilidade. Além de possibilitar que fabricantes, integradores e clientes possam expandir sua cobertura conforme o volume de dispositivos conectados, sem grandes investimentos de infraestrutura – atualmente uma das principais barreiras de entrada de recursos que permitem transformar indústrias, trazendo eficiência, economia de custos e previsibilidade.

A expansão da cobertura da rede de telecomunicações acontece de maneira orgânica e descentralizada, com participação direta de consumidores finais dos diversos equipamentos, que por sua vez atuam como nós de conexão dentro da rede.

Em resumo, essas tecnologias são cruciais para o sucesso das cidades inteligentes. Elas permitem que gestores monitorem e gerenciem a cidade em tempo real, o que leva a uma maior eficiência e redução de custos. Dessa forma, será possível alcançar uma cidade mais conectada e sustentável, que atenda às necessidades e expectativas dos cidadãos.

CONECTIVIDADE PARA CIDADES INTELIGENTES
Rodrigo Junco

Fundador da BRDOT.

Rolar para o topo