Internet das Coisas, um futuro que se faz presente

Internet das Coisas IOT

Internet das Coisas, um futuro que se faz presente

Muito se fala da Internet da Coisas, mas não vejo de fato funcionando no Brasil.

Você também tem esse pensamento?

É comum no dia a dia eu ouvir frases assim e a verdade é que a Internet das Coisas já está em nossas vidas, nossos negócios, nossas cidades, nosso futuro e a gente nem se dá conta.

Internet das Coisas é a base da Revolução Industrial 4.0 que estamos vivendo – sabe por quê? As principais tecnologias em uso e as tendências, todas elas, não evoluem sem a Internet das Coisas.

Por exemplo, a Cloud Computing e suas variações como Fog Computing e Edge Computing estão crescendo e sendo impulsionadas pela IoT. O mesmo acontece com a Inteligência Artificial e suas variações de redes neurais, aprendizagem de máquinas e outros.

Ocorre que essas tecnologias, que utilizam os dados como base de operação, precisam se adaptar com a nova realidade onde os dados gerados não estão mais limitados aos PCs, sistemas como ERP ou Smartphone. Agora, a Inteligência Artificial e a Nuvem precisam receber e tratar dados de “coisas”, justamente porque a IoT traz esta nova realidade de dispositivos conectados e coletando dados ao mesmo tempo.

Mas não basta ser inteligente, é preciso também ser conectado! O mesmo acontece com as tecnologias como drones, realidade aumentada, realidade virtual que, por meio da IoT, torna estes tipos de dispositivos, que já são inteligentes, conectados, permitindo ampliar a sua atuação.

Internet das Coisas já é uma realidade no Brasil, e já conta com tecnologias e empresas capazes de implementar e atender às diversas demandas que afetam a todos os segmentos. Não importa se é uma mineradora, uma indústria, um banco, uma plantação, uma granja, uma cidade, um escritório, uma casa, uma escola, um hospital e – por aí vai, sem limites -, outras verticais de negócios.  

Veja algumas provas conhecendo 5 casos de usos:

Mineradoras: Desde 2017 a Mina Brucutu, produtora de minério de ferro em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), opera com caminhões 100% autônomos. No primeiro mês, o resultado foi de 26% do aumento do minério transportado. O consumo de combustível é 11% menor que o dos tripulados, resultando em uma redução de 4.300 toneladas de CO2 por ano na atmosfera nos últimos 5 anos. Projeto como estes, também visam proteger vidas, não expondo os colaboradores em áreas de risco.  

Indústria 4.0: A fábrica de caminhões da Mercedes-Benz abriu as portas para a StartUp Labretail resolver gargalos em seu processo de linha de produção. Com o objetivo de reduzir o tempo de reposição das peças, que antes da IoT eram executados por meio de um processo de verificação visual do funcionário, causando demora e até paralisação na linha de montagem, a empresa, que ficava sem a reposição de peças pelo controle impreciso e sem visibilidade do tempo de execução desta tarefa, passou a contar com um mecanismo integrado de comunicação e controle. Com dispositivos inteligentes e conectados na prateleira que armazena as peças de reposição e processos integrados entre departamentos e funcionários, elevaram o rendimento da linha de produção em 20%.

Transporte e Logística: Esse é um segmento muito amplo e cheio de oportunidades. Decidi citar um caso que afeta diretamente a nós como cidadãos quando o assunto é conservação de perecíveis como comida, líquidos, remédios e as tão importantes vacinas.

Para você ter uma ideia do tamanho do impacto, a empresa Cargosense afirma que 20% dos medicamentos são destruídos devido ao mau funcionamento da cadeia de frio. O desperdício de comida é ainda pior. O BCG (Boston Consulting Group) afirma que, 1,6 bilhão de toneladas de alimentos são danificados ou desperdiçados a cada ano.

Equipamentos como os da Mobilogix estão prontos para atender e resolver os processos deste tipo de demanda com sensores para gestão de temperatura, umidade, luminosidade e consumo de energia no armazenamento e transporte de alimentos e medicamentos refrigerados na indústria, garantindo a qualidade do insumo e outros ganhos em todo o processo como: controle de inventário com rastreabilidade em tempo real, gestão de transferência entre os centros de distribuição e os distribuidores, gestão de última milha de entrega e dos freezers estacionários nas grandes redes de varejo, farmácias, clinicas e hospitais.

Cidade Inteligente: quando pensamos em cidades, problemas a serem resolvidos não faltam e, por isso, o Polo Digital por meio do programa Govtechs tem entre as startups a Wisethings que leva inteligência aos municípios para melhorar a gestão do lixo da cidade. Com a IoT, o peso, as rotas e o controle da rotação da caçamba do lixo são monitorados em tempo real.

Isto garante redução de custos na manutenção do caminhão que muitas vezes está rodando com peso acima do permitido, comprometendo o veículo e as ruas. Os dados do IoT implementados entregam informações para que o município repense ou remaneje rotas de forma mais adequadas de acordo com a demanda da cidade sobre a quantidade de lixo gerada, o tempo de operação em cada etapa do processo, o volume da carga dispensada nos depósitos e os pagamentos aos prestadores envolvidos, passando a serem conferidos com precisão da tarefa executada. Além disso, garante que não haja desvio de rota, evitando que alguma rua da cidade fique sem o lixo coletado e de quebra, ainda, torna a vida dos colaboradores que executam mais segura.

Internet Das Coisas WiseThings e Thelma Troise

Bancos: por um segmento rico, talvez você pense em tecnologias supercaras e complexas – e até tem, mas vou citar um caso simples e te trazer o conceito dos wereables, ou melhor, a IoT vestível.

No caso, os bancos substituem o cartão de crédito por uma pulseira. É ótimo para fazer corridas sem ter que carregar carteira. A Internet das Coisas também entrega estilo e versatilidade.

Há uma variedade de redes de comunicação que podem ser usadas para dar vida as coisas, desde o NFC (Near Field Comunication), que permite uma conexão de aproximação cerca de 10 centímetros, como a citada no último exemplo, até conexões de baixíssima latência, como a de veículos autônomos citada no primeiro exemplo.   

A Internet das Coisas traz mais inteligência, sustentabilidade, economia e novas experiências ao planeta.

Fontes como Brasscom, IDC, Frost & Sullivan indicam que nos próximos 4 anos os montantes de investimentos em Internet das Coisas será de 74 bilhões de reais no Brasil com crescimento de 29% ao ano.

A Internet das Coisas elimina a barreira de comunicação com o mundo físico, assim como nós eliminamos as barreiras de comunicação com pessoas de qualquer lugar do planeta, simplesmente porque nós inserimos na internet – agora não são só pessoas que alimentam e se comunicam na internet – as coisas também. A IoT está em seus planos de negócios para 2022? Se não está, deveria! Ainda dá tempo de se planejar e usufruir da inovação e benefícios da Internet das Coisas.

Internet das Coisas, um futuro que se faz presente
Thelma Troise

A base da sua missão está na aprendizagem para atingir profissionais maduros como você a tornar o impossível, possível. Thelma Troise, CEO do Tudo Sobre IOT é apaixonada pelos resultados que a Internet das Coisas entrega tornando o mundo mais inteligente e sustentável. A administradora, há 20 anos trabalha com o emergente, participando ativamente deste ecossistema que está estimado em 20 Bilhões até o final do 2020.

Rolar para o topo