Principais KPIs de marketing digital

Principais KPIs de marketing digital para o seu negócio!

Com os KPIs de marketing digital é possível mensurar a performance das suas ações, passo fundamental para conseguir tomar decisões mais estratégicas e levar previsibilidade ao negócio.

Afinal, uma das principais vantagens que o marketing digital oferece é a possibilidade de medir com precisão os resultados gerados em determinada campanha.

Em ações digitais, você pode, por exemplo, identificar quais gaps precisam ser resolvidos, mesmo que a campanha esteja em andamento. Mas, para isso, será necessário definir bons KPIs.

Quer saber o que são, de fato, os KPIs de marketing digital e quais são os principais? Então, continue a leitura!

O que são os KPIs de marketing digital?

Para se ter uma estratégia de sucesso, é necessário traçar objetivos claros e mensuráveis, já que a empresa precisa saber onde quer chegar e, posteriormente, identificar se o alvo foi ou não atingido.

E, é justamente nesse ponto que torna-se fundamental determinar quais serão os indicadores de resultados. Ou seja, quais serão os Key Performance Indicators (KPIs), em português Indicadores-chave de desempenho, que vão sinalizar para o negócio se ele está no caminho certo.

Um KPI de marketing digital eficaz tem o papel de embasar a tomada de decisões, verificar o desempenho das ações realizadas e ampliar as oportunidades de aumentar o Retorno sobre o Investimento (ROI). Já que, ao perceber os pontos que devem ser melhorados, a empresa pode decidir quais ajustes realizar para maximizar os seus resultados.

Quais são os principais KPIs de marketing digital?

Agora que já entendemos o contexto dos KPIs de marketing digital, chegou o momento de ver quais são os principais indicadores. Acompanhe!

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Cada pessoa que se torna um cliente representa um determinado custo para a empresa, certo? Por exemplo, se os investimentos em aquisição de compradores foi de R$ 100 mil e, com isso, você conseguiu obter 10 clientes, seu CAC foi de R$ 10,00. Aqui, é preciso englobar todos os investimentos necessários na atração de clientes.

Ou seja, o CAC é o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

Quando você sabe quanto a empresa despende na prospecção vai auxiliar a direcionar melhor os seus recursos. Como? Vamos imaginar que você identifique que, com determinado tipo de anúncio, consegue conquistar um cliente por um valor mais competitivo. Assim, é possível redirecionar a verba para esse formato com um custo mais acessível e obter um retorno ainda mais satisfatório.

Saber gerir bem o Custo de Aquisição de Cliente possibilita a viabilidade do negócio, que deixa de perder dinheiro e tempo com o investimento em mídias que não têm um retorno muito bom. Dessa forma, consequentemente, a lucratividade será maior.

Ticket médio

Já ficou claro do que se trata o CAC, certo? E, você conseguiu entender que, para manter o negócio saudável, é necessário sempre reduzir o valor gasto em cada aquisição.

Porém, mesmo empresas que precisam investir um pouco mais para adquirir um novo cliente podem ser viáveis. Uma das estratégias para isso é trabalhar bem o aumento do ticket médio. Esse é um KPI de marketing digital que indica o valor médio gasto por cada pessoa com seus produtos ou serviços.

Se 10 clientes adquiriram um produto A, que custa R$ 400,00, e 30 pessoas compraram o serviço B, que custa R$ 150,00, você teve R$ 8.500,00 de receita em 30 vendas. Nesse caso, o ticket médio foi de R$ 180,00.

Ou seja, para encontrar o valor do ticket médio basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.

Valor do ciclo de vida do cliente

O Life Time Value (LTV) significa o valor do tempo de vida de um cliente. Isto é, é o faturamento que uma pessoa traz para dentro da empresa enquanto for um cliente ativo. Para calculá-lo, é preciso considerar o ticket médio de gasto do consumidor e a duração do contrato.

No caso de uma companhia que oferece sistemas de gestão e tem planos mensais de R$ 400,00, durante doze meses, o LTV será de R$ 4.800,00.

Com essa informação, é possível comparar se o valor investido na conquista do cliente está sendo compatível com o retorno para a empresa, a longo do tempo.

Outra oportunidade que essa métrica oferece é a chance de identificar a necessidade de criar outros produtos ou serviços com potencial para aumentar o LTV, ou ainda de aperfeiçoar a estratégia de captação de novos clientes.

Custo por lead

Esse KPI de marketing digital nos ajuda a compreender quanto custa para a empresa cada contato de um novo cliente em potencial. Dessa forma, é possível entender os formatos que têm o melhor custo-benefício na aquisição de um novo lead e, consequentemente, reduzir os gastos.

O fato é que, em alguns casos, o lead tem um valor muito alto e não chega a se tornar cliente. Sendo assim, é preciso ter cuidado na escolha dos canais para que a geração seja a mais lucrativa possível.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um dos mais importantes indicadores do marketing digital, afinal, ele fornece o resultado final de uma campanha ou ação.

Como exemplo, se uma empresa investe R$ 400,00 e obtém o retorno de R$ 5.000,00, o ROI mede a relação entre esses dois valores. Para calculá-lo, basta usar seguinte fórmula:

  • ROI = Receita – Custo / Custo

Usando o exemplo acima:

  • ROI = 5.000 – 400 / 400
  • ROI = 11,5

O Retorno sobre o Investimento, portanto, foi 11,5 vezes o valor investido.

Conclusão

Acompanhar constantemente os resultados de campanhas online com os KPIs de marketing digital pode levar a empresa a ter um crescimento saudável.

No entanto, é necessário traçar objetivos claros no planejamento de mídia, de modo a embasar a tomada de decisão da empresa e alcançar os resultados esperados.

Principais KPIs de marketing digital
autor-oscar-sigaki
Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

Rolar para o topo