REPROGRAMAÇÃO MENTAL

Reprogramação Mental

Por que algumas pessoas conseguem ter sucesso na vida e outras não?

Por que algumas pessoas trabalham tanto, se esforçam, se dedicam e não conseguem prosperar financeiramente, não conseguem ter sucesso em seus negócios, enquanto outras pessoas que, às vezes, não têm nem o ensino médio prosperam, ficam ricas e têm negócios de sucesso?

Por que essa diferença entre as pessoas sendo que todos temos a mesma neurofisiologia, temos cérebros com as mesmas funções, andamos, enxergamos, falamos?

O que está por trás de nossos resultados de vida, seja em qualquer área, chama-se crença.

Crença é a programação mental, o programa que foi inserido, encucado de 0 a 8 anos de idade, por meio do que a gente via, ouvia e sentia dos nossos pais.

Tudo o que nossos pais – ou pais substitutos – falavam, como agiam, o que faziam, foi gravando uma crença, um aprendizado no nosso cérebro, que é como se fosse um HD virgem. Todos nascemos com um HD virgem, onde foram gravadas todas estas informações, todas as percepções da infância e vem sendo gravado ao longo da vida.

Quem você acha que é, onde você é capaz de chegar, quanto sucesso você merece ter, quanto de dinheiro você consegue ganhar, tudo isso captado por meio destes ensinamentos, por meio dos nossos sentidos.

O que você via, ouvia e sentia dos seus pais sobre dinheiro, relacionamento, corpo ideal, merecimento, empreender, tudo isso captado de forma inconsciente.

O problema é que todos esses ensinamentos estão incutidos em uma parte de sua mente que não é de tão fácil acesso assim. Está no inconsciente e vem produzindo seus resultados de vida. E por mais que você tente e queira, não consegue progredir. Talvez alcance algum resultado, mas sempre volta ao ponto de partida, impedindo de alcançar o potencial que realmente você pode!

Mas como saber quais são as crenças que te impedem de progredir? Pra você saber, é só olhar pra sua vida hoje, onde não está bom, não está como você deseja. É aí que está a crença limitante.

Mas não fique assustado achando que agora está tudo perdido, pois existem algumas formas de mudar isso e fazer com que você consiga atingir seus sonhos e objetivos do jeito que você julga ser melhor ou devido. Vamos discorrer sobre elas agora.

A reprogramação mental existe. Assim como reprogramamos o software de um computador, nossa mente é totalmente reprogramável. Isso tem um nome científico, chama-se neuroplasticidade, e, com certeza, você já passou por uma reprogramação mental: quando o ser humano passa por uma experiência muito desagradável, mas consegue superá-la, ali foi utilizado a neuroplasticidade. Podemos aprender ou reaprender qualquer coisa.

A repetição é uma destas ferramentas. Quanto mais se repete algo, é criado um hábito, um aprendizado, um novo caminho neural, e aquilo passa a ser natural. Com as crenças também é assim. Quanto mais vezes for repetida a nova crença a ser implantada, mais natural ela se torna e suas ações em relação àquela área começam a se transformar.

Outra ferramenta é o forte impacto emocional, mas é preciso ser feito num ambiente propício, com ferramentas de reprogramação dentro de um contexto emocional.

A Programação Neurolinguística (PNL), hoje bastante conhecida, é outra forma de ressignificar a crença, trazendo outra verdade para aquilo que se acredita, mudando assim os resultados de vida.

Mas, para todas essas ferramentas é necessário saber quais são as crenças, que são inconscientes e que, por sua vez, são difíceis de acessar.

A hipnose é uma das fermentas mais completas para ser usada na reprogramação, pois, por meio dela, conseguimos acessar o que nenhuma outra ferramenta consegue.

A hipnose é um processo totalmente científico. Segundo a atual definição pela do Conselho Federal de Psicologia, o transe, que é utilizado na hipnose, é um estado de consciência que envolve atenção focada e a consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

Alguns mitos sobre a hipnose não permitem que as pessoas procurem esta ferramenta tão assertiva nos tratamentos para como depressão, ansiedade, obesidade, síndrome do pânico, procrastinação ou qualquer outro problema que venha a sua mente.

Um mito muito comum é o medo de ficar preso no transe pra sempre, isso é impossível. Outro mito é de que o indivíduo contará os segredos que não gostaria de contar. Mas, antes, é feito um acordo do tratamento e o subconsciente trará apenas o que foi acordado para o tratamento. Não fica inconsciente, a todo momento se ouve o que o hipnoterapeuta fala, o que o próprio cliente fala e qualquer barulho externo.

A verdade é que, infelizmente, pessoas vão passar a suas vidas sem ter feito ou realizado o que gostariam por achar que conseguem resolver o problema sozinhas e não buscam ajuda. Isso vale para qualquer área da vida, seja relacionamento, finanças, corpo ideal, planejamento de seu negócio.

As pessoas insistentemente acham que vão conseguir do jeito que sempre tentaram, não percebem que não conseguirão e ainda vão colocar a culpa em Deus. Se o relacionamento não está bom, vão colocar a culpa no parceiro. Se a empresa não vai bem, vão colocar a culpa nos funcionários, no governo etc. Mas não percebem que quem está produzindo os resultados de vidas, são elas mesmas, por causa das suas crenças.

O melhor de tudo é saber que isso pode mudar, que tem solução. Mas, como é algo inconsciente da mente, cada um precisará decidir por si.

REPROGRAMAÇÃO MENTAL
Patricia Fernandes

Psicanalista com linguagem corporal e Master em Hipnose Clínica com foco em tratamentos emocionais e físicos que potencializam quebras de padrões comportamentais e de crenças limitantes.

Rolar para o topo