Uma forma de fazer negócios

Uma forma de fazer negócios

ESG e ODS são duas siglas que estão cada vez mais presentes nas discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social. ESG se refere a Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança, enquanto ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ambos são importantes conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável, mas possuem abordagens diferentes.

O que é ESG?

ESG é um acrônimo que representa os critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas utilizam para medir o desempenho de suas operações e tomada de decisões. Esses critérios são importantes para avaliar o impacto que as empresas têm no meio ambiente, na sociedade e na economia. O objetivo do ESG é criar uma abordagem mais holística para avaliar o desempenho das empresas, não apenas em termos de lucratividade, mas também em termos de sustentabilidade a longo prazo.

As questões ambientais consideradas no ESG incluem mudanças climáticas, gestão de resíduos, uso de recursos naturais e impacto ambiental das operações da empresa. As questões sociais incluem a diversidade e inclusão, o bem-estar dos funcionários, direitos humanos e impacto nas comunidades locais. As questões de governança incluem a gestão corporativa, ética, transparência e responsabilidade social.

Por que é importante?

O ESG é importante porque ajuda a medir o desempenho financeiro e a sustentabilidade das empresas. Os investidores estão cada vez mais interessados em investir em empresas que têm um desempenho financeiro forte e que também estejam comprometidas com práticas sustentáveis. As empresas que levam em consideração as questões ESG têm uma vantagem competitiva sobre aquelas que não as consideram. Além disso, a atenção ao ESG pode ajudar as empresas a reduzir riscos operacionais, atrair talentos e manter uma boa reputação junto a clientes e fornecedores.

Os investidores estão cada vez mais interessados em avaliar o desempenho ESG das empresas em que estão investindo. Isso porque as empresas que são responsáveis do ponto de vista ESG têm uma probabilidade maior de obter um desempenho financeiro melhor no longo prazo. Um estudo da Morgan Stanley descobriu que empresas com um desempenho ESG forte tendem a ter uma menor volatilidade de preços das ações, um menor risco de falência e um melhor desempenho em geral.

Como as empresas e investidores usam ESG para avaliar o desempenho?

As empresas e investidores usam uma variedade de ferramentas para avaliar o desempenho ESG. Algumas das ferramentas mais comuns incluem relatórios de sustentabilidade, avaliações ESG externas e classificações ESG. Essas ferramentas podem ajudar as empresas e investidores a entender melhor o desempenho das empresas em relação a questões ESG e a identificar áreas para melhorias.

O que são os ODS?

Os ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. São um conjunto de 17 objetivos que buscam promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, abrangendo aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os 17 objetivos são:

  1. Erradicação da Pobreza;
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  3. Saúde e Bem-Estar;
  4. Educação de Qualidade;
  5. Igualdade de Gênero;
  6. Água Potável e Saneamento;
  7. Energia Limpa e Acessível;
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  10. Redução das Desigualdades;
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  12. Consumo e Produção Responsáveis;
  13. Ação contra a Mudança Global do Clima;
  14. Vida na Água;
  15. Vida Terrestre;
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
  17. Parcerias e Meios de Implementação.

A adoção dos ODS pelas empresas pode trazer benefícios financeiros e reputacionais, uma vez que esses objetivos buscam promover a sustentabilidade e a responsabilidade social, que são temas cada vez mais relevantes para consumidores e investidores. As empresas que adotam os ODS em sua estratégia de negócios podem se tornar mais atraentes para clientes, parceiros e investidores, além de contribuir para um mundo mais sustentável e justo.

ESG e os 17 ODS

Embora os conceitos de ESG e ODS sejam diferentes, eles estão interligados e se complementam. A avaliação do desempenho de uma empresa em relação ao ESG pode ajudar a identificar áreas onde a empresa pode contribuir para a realização dos ODS. Por exemplo, uma empresa que investe em fontes de energia limpa e reduz a emissão de gases do efeito estufa está contribuindo para o objetivo de energia limpa e ação climática. Da mesma forma, uma empresa que promove a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho está contribuindo para o objetivo de igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Os ODS também são relevantes para os investidores que utilizam os critérios ESG na avaliação das empresas. Ao considerar o alinhamento da empresa com os ODS, os investidores podem identificar oportunidades de investimento que contribuam para a realização desses objetivos, enquanto geram retorno financeiro.

No entanto, é importante ressaltar que a implementação dos ODS não é responsabilidade apenas das empresas e dos investidores. Os ODS exigem ação coordenada e colaborativa de todos os setores da sociedade, incluindo governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. Além disso, é necessário reconhecer que os ODS estão interconectados e que o progresso em um objetivo pode afetar o progresso em outros objetivos. Por exemplo, a falta de acesso à água limpa pode afetar a saúde das pessoas e sua capacidade de trabalhar e estudar, o que pode impactar a redução da pobreza e a promoção da educação de qualidade.

Para que a adoção dos critérios ESG e dos ODS seja efetiva, é importante que as empresas incorporem esses temas em sua estratégia de negócios de forma integrada e consistente, envolvendo todas as áreas da empresa e estabelecendo metas claras e mensuráveis. Também é fundamental que as empresas sejam transparentes em relação a suas práticas de ESG e de ODS, divulgando informações sobre seus impactos e resultados.

Uma forma de fazer negócios
Juliana Bertin

Fundadora da Soulcial.

Rolar para o topo