Empreendedorismo, intraempreendedorismo e empregabilidade feminina

O empreendedorismo, o intraempreendedorismo e a busca pela empregabilidade são temas cruciais para mulheres que desejam prosperar em suas carreiras e alcançar independência financeira e profissional. Neste texto, exploraremos como esses conceitos se entrelaçam e oferecem oportunidades significativas para o crescimento e o desenvolvimento feminino.

O empreendedorismo é um caminho fascinante para mulheres que desejam criar e liderar seus próprios negócios. Mais do que apenas iniciar uma empresa, empreender envolve identificar oportunidades, desenvolver soluções inovadoras e assumir riscos calculados. Para as mulheres, em particular, o empreendedorismo pode representar uma maneira de romper com as barreiras tradicionais do mercado de trabalho e conquistar autonomia.

O conceito de intraempreendedorismo surge como uma alternativa valiosa, especialmente para mulheres que estão inseridas em organizações estabelecidas. O intraempreendedorismo envolve a capacidade de identificar e explorar oportunidades de negócios dentro da estrutura existente de uma empresa. Isso pode incluir o desenvolvimento de novos produtos, a otimização de processos internos ou a criação de novos mercados.

Para as mulheres, o intraempreendedorismo pode ser uma maneira eficaz de exercer influência, promover mudanças e avançar em suas carreiras, mesmo dentro de estruturas organizacionais tradicionalmente dominadas por homens.

No entanto, empreender nem sempre significa iniciar um novo empreendimento do zero. Além disso, a busca pela empregabilidade continua a ser uma prioridade para as mulheres em todas as etapas de suas carreiras. Isso envolve o desenvolvimento contínuo de habilidades, a construção de redes de contatos sólidas e a adaptação às demandas do mercado de trabalho em constante evolução.

A empregabilidade não se limita apenas à obtenção de um emprego, mas também engloba a capacidade de se manter relevante e competitiva ao longo do tempo.

Para as mulheres, fortalecer a empregabilidade é uma jornada que pode ser impulsionada por iniciativas como educação continuada, mentoring, coaching e integração em comunidades profissionais.

Ao investir em si mesmas e em seu crescimento profissional, as mulheres podem ampliar suas perspectivas de carreira e alcançar suas metas de longo prazo.

Entretanto, apesar de representarem uma parcela significativa de graduadas universitárias, as mulheres ainda enfrentam diversos obstáculos para seu desenvolvimento pessoal. Os dados revelam desigualdades alarmantes, como a taxa de desemprego em 2022, que foi de 9,8% para mulheres, em comparação com 6,5% para homens. Além disso, persiste uma disparidade salarial significativa, com os homens recebendo em média 25% a mais do que as mulheres.

Em resumo, o empreendedorismo, o intraempreendedorismo e a empregabilidade representam três caminhos interligados para o sucesso profissional das mulheres. Ao explorar esses conceitos e aproveitar as oportunidades que oferecem, as mulheres podem criar um futuro mais promissor para si mesmas, contribuindo para o crescimento econômico e social.

Empreendedorismo, intraempreendedorismo e empregabilidade feminina
Tatiane Nascimento

Tatiane Nascimento, contadora mestranda em políticas públicas, professora universitária e consultora do sebrae.

Lilian Almeida

PhD em Administração I Coordenador de MBA em Liderança I Professora de Graduação em Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Administração

Fabiana Ratti

Psicóloga, psicanalista, mestre em psicologia clínica PUC-SP, coordenadora do movimento à saúde mental Café com Freud e Lacan.