Finanças com foco em Marketing e Vendas – Como impulsionar o crescimento da sua empresa

Finanças com foco em Marketing e Vendas – Como impulsionar o crescimento da sua empresa

Você já parou para pensar que as áreas de finanças, marketing e vendas, apesar de terem abordagens diferentes, podem ser os pilares fundamentais para impulsionar o crescimento do seu negócio?

Prepare-se para descobrir nesse artigo como unir estratégias financeiras sólidas com a criatividade e o impacto do marketing e vendas, desencadeando um crescimento exponencial para sua empresa.

Poucas pessoas entendem como finanças, marketing e vendas podem trabalhar juntos, porém a maioria das ações de marketing e vendas precisam de dinheiro e planejamento para serem realizadas!

Sendo assim, a união desses três setores é de extrema importância para que as decisões referentes ao rumo do negócio sejam tomadas de forma estratégica, para que tenha melhores resultados em vendas.

Com isso, quando o financeiro está bem organizado é possível visualizar os números da empresa e fazer um planejamento que garante o investimento necessário para a captação de novos clientes. Enquanto o marketing e vendas idealiza e planeja todas as estratégias para a divulgação da marca, produtos e serviços, com o objetivo de trazer dinheiro para a empresa, dessa forma os três setores atuam como aliados.

Qual é o papel do marketing e vendas dentro da empresa?

O marketing é o responsável por criar estratégias e ações que promovam a empresa, seus produtos ou serviços com objetivo de atrair os potenciais clientes, isso pode acontecer de diversas formas, tanto no meio off-line quanto on-line.

Enquanto as vendas têm a missão de converter esses potenciais clientes em clientes efetivos, ou seja, concretizar a venda dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Sendo assim o marketing prepara o terreno, criando a imagem da empresa e atraindo o público-alvo, enquanto as vendas entram em ação para converter esse interesse em vendas efetivas.

O marketing digital, por exemplo, é um dos meios mais eficientes de alcançar o seu público-alvo, uma vez que ele busca elaborar conteúdos que conversem com os problemas e desejos desses potenciais clientes. A partir dessa estratégia, é possível montar campanhas de comunicação personalizadas para cada perfil de cliente ideal.

Uma das estratégias do marketing digital é o tráfego pago, que funciona como um panfleteiro atual. Ele entrega anúncios para pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço oferecido, sendo mais eficiente do que um panfleteiro na rua que entrega a sua propaganda para qualquer pessoa, em que na maior parte dos casos, não se interessa na sua empresa.

Entretanto é importante ressaltar que no marketing é necessário ter um investimento contínuo, esse é um dos motivos pelos quais o esses setores devem andar lado a lado.

Como o setor financeiro contribui para os resultados do negócio?

A gestão financeira é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois lida com o dinheiro que entra e sai na empresa e garante que os investimentos tragam o retorno esperado. Sendo assim, é necessário ter uma boa organização financeira para que o empreendedor tenha clareza, e consiga investir no marketing de forma contínua.

Portanto, o marketing e vendas precisam garantir que todo o esforço traga resultados na geração de novas oportunidades de clientes, por exemplo. Para isso, é importante analisar todos os números fornecidos por esses departamentos, medindo os resultados por meio de indicadores essenciais, como o faturamento, custo de aquisição de um novo cliente (CAC), o tempo de permanência desse cliente (LTV), o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros indicadores importantes para avaliar o desempenho da empresa.

Dessa forma, o setor financeiro atua como um grande aliado, fornecendo o suporte necessário para a equipe de marketing e vendas aproveitar os recursos financeiros disponíveis. Eles fornecem estrutura e planejamento para garantir que as ações propostas sejam efetivas.

Quais são os principais benefícios de integrar finanças, marketing e vendas?

O setor financeiro deve ser um grande parceiro do marketing, sendo responsável por pagar os fornecedores com as verbas disponíveis no planejamento inicial.

A seguir, mostramos os três principais benefícios de uma gestão que integra finanças, marketing e vendas:

1. Otimização do orçamento da empresa

Ao unir essas áreas é possível ter uma visão mais ampla e estratégica do uso dos recursos financeiros da empresa. O setor financeiro pode fornecer informações sobre o orçamento disponível, auxiliando na alocação adequada de verbas para as ações de marketing e vendas mais impactantes. Isso resulta em uma melhor gestão do orçamento e maximização do retorno sobre o investimento.

2. Aumento da produtividade

A integração entre essas áreas permite um maior alinhamento e colaboração entre as equipes, o que resulta em uma maior eficiência e produtividade. As equipes de marketing e vendas podem se concentrar nas atividades que geram os melhores resultados, utilizando indicadores financeiros para embasar suas decisões e priorizar ações que tragam retorno financeiro satisfatório.

Por exemplo, quando o marketing consegue visualizar que determinado produto possui uma margem de contribuição maior que outro, é possível montar uma estratégia que faça mais campanhas para esse produto que gera maior retorno.

3. Melhores resultados sobre investimentos

Aliar-se ao setor financeiro da empresa para fazer as projeções de investimento das campanhas é fundamental para garantir o melhor Retorno sobre Investimento (ROI). Logo, ao analisar essa métrica, é possível identificar quais campanhas e ações realmente são eficientes, e descartar ou corrigir as estratégias daquelas que não renderam o resultado esperado.

Como unir estratégias financeiras com o marketing e vendas?

Unir estratégias financeiras sólidas com a criatividade e o impacto do marketing e vendas pode provocar um crescimento exponencial para sua empresa. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Tenha uma boa organização financeira e gerencie o orçamento: Tenha o controle do fluxo de caixa sempre atualizado para saber os números da sua empresa, te ajudando a tomar decisões financeiras mais assertivas. Desenvolva um orçamento integrado, considerando as necessidades e os planos de marketing. Assegure-se de que haja recursos adequados para impulsionar as estratégias de marketing mais impactantes.
  • Alinhe as metas: Certifique-se de que as equipes financeira, de marketing e vendas tenham metas compartilhadas e estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos. Isso garante que todos estejam focados no crescimento e na rentabilidade da empresa.
  • Planeje estrategicamente: Colabore na criação de um plano estratégico que integre as atividades financeiras, marketing e vendas. Use a criatividade do marketing para identificar oportunidades de mercado, assegure-se de que as estratégias sejam viáveis financeiramente e que o seu time de vendas esteja treinado para conseguir fechar as oportunidades.
  • Analise os dados: Utilize dados para avaliar o desempenho das estratégias de marketing e o retorno sobre o investimento. Essa análise orientada por dados ajudará a tomar decisões assertivas e a identificar oportunidades de melhoria.
  • Tenha uma boa Equipe de Vendas: O marketing sozinho não vende, ele cria oportunidades atraindo novas pessoas. Sendo assim é primordial saber um bom script de vendas, como contornar as objeções dos clientes e fazer um bom fechamento para conseguir efetivamente vender seu produto/serviço.
  • Estimule a inovação: Encoraje a colaboração entre as equipes financeira, de marketing e vendas para fomentar a inovação. Permita que ideias criativas sejam desenvolvidas e apoiadas financeiramente, impulsionando o crescimento da empresa.

Contudo, o marketing, vendas e finanças não só podem, mas devem seguir como aliados em busca dos melhores resultados para as empresas. Dessa forma, você otimiza o capital investido, ao mesmo tempo em que pode acompanhar os indicadores e fazer as correções necessárias para alcançar os números pretendidos aumentando assim seus resultados.

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Priscila Queiroz

Priscila Queiroz é consultora de gestão financeira com foco em marketing para pequenas e médias empresas.

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